A venda de produtos artesanais tem o potencial de ser uma fonte de renda significativa para pequenos empreendedores. Muitos artistas viraram casos de sucesso, como as artesãs do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e a Coopa Roca do Rio de Janeiro, que possui até loja no Shopping Fashion Mall.
Você também pode incrementar a renda da família entrando neste negócio. Existem várias técnicas de artesanato. Se você não tem habilidade para um tipo, pode tentar outro. É importante também observar quais produtos os seus possíveis clientes gostariam de comprar. Nem sempre aquilo que você gosta fará sucesso na região. Neste momento, uma pesquisa de opinião pode ser útil para ajudar na sua decisão.
Uma das vantagem deste negócio é que existem vários sites, revistas e lojas especializadas no assunto. Você tem acesso a diversas fontes de informação. Atualizar-se nas modas, tendências e técnicas novas fica muito mais fácil.
E se eu não tiver dinheiro para comprar material?
O legal do artesanato é que qualquer coisa pode servir de base para um produto bem legal. Olha o que a Drika, da Drika Artesanato aprontou com uma lata de achocolatado!
Mas onde vender?
Muitas pessoas conseguem vender seus produtos para lojas especializadas, ou abrir a sua própria, mas nem sempre isso é possível. Na maioria das vezes, o que dá mais resultado mesmo é a venda pela internet. Você pode expor os seus produtos diretamente no site Mercado Livre, Bom Negócio, e outros similares. Assim, todo o dinheiro das vendas irá para o seu bolso, sem a necessidade de dividir o percentual com um logista ou gastar em aluguel.
Outra maneira de muito sucesso são os sites Elo7, Airu e Solidarium, voltados especificamente para artesanato. Eles exibem produtos de todos os tipos, a compra é online e possuem uma interface muito boa. Vale a pena dar uma olhada e se cadastrar.
É importante lembrar que neste negócio, capricho e um bom acabamento são essenciais. Afinal, ninguém gosta de dar um presente ou comprar um enfeite para a casa que vai descolar em poucas semanas, com manchas de tinta, farpas saltando... No entanto, a característica que mais atrai os compradores deste mercado é a originalidade dos produtos. Imagina se você consegue inovar e criar um produto diferenciado! Se ele virar moda... suas vendas vão se multiplicar!
Você pode ler mais sobre este assunto nesta matéria que a Revista Artesanato preparou. Clique aqui para ler a matéria.


Nenhum comentário:
Postar um comentário